Por que a Sabesp, maior empresa de saneamento do país, atraiu só uma proposta para a privatização? (2024)

O governo de São Paulo oficializou hoje a Equatorial Energia como a única candidata a acionista de referência da Sabesp, já que ela foi a única a apresentar proposta ao leilão de privatização da companhia paulista de saneamento, depois da desistência da Aegea, maior empresa do setor do país.

O edital já previa que apenas uma empresa pudesse fazer propostas, mas analistas dizem que a inexistência de concorrência frustrou as expectativas do mercado e principalmente do governo de Tarcísio de Freitas, que esperava maior interesse dos investidores estratégicos.

  • Sabesp: Entenda o passo a passo do processo de privatização
  • Teste: Quanto custava o Big Mac no lançamento do Plano Real? E uma Coca-Cola? Faça o quiz

Procuradas, Aegea e Equatorial não comentaram. O governo de São Paulo informou que "em linha com o que foi anunciado no prospecto da oferta pública, os finalistas para a oferta prioritária de ações e seus preços serão divulgados na próxima sexta-feira, dia 28".

Por que a Sabesp, maior empresa de saneamento do país, atraiu só uma proposta para a privatização? (1)

Analistas apontavam que o edital da privatização, cheio de limitações ao acionista de referência, poderia afastar interessados, inclusive a Aegea. Entre elas, está uma cláusula que impede que o acionista de referência dispute outras concessões em São Paulo e impõe, na prática, limitações em outras disputas pelo país.

O cenário sem competição também deve contribuir para uma desvalorização das ações da Sabesp ao final da oferta de novas ações prevista no modelo de privatização escolhido para diluir a participação majoritária do governo de São Paulo.

  • Sabesp: Novo acionista não poderá participar de outras concessões do setor em SP

Para analistas da Ativa Investimentos, o modelo de privatização em duas fases previa que a disputa entre dois candidatos a acionistas de referência elevaria o preço da ação ao final da oferta. Isso porque havia um mecanismo que permitia ao segundo colocado igualar o valor oferecido pelo vencedor, desde que tivesse mais reservas de ações feitas por pessoas, físicas e fundos de investimento. Agora, isso não vai mais ocorrer, impedindo um "ágio" na operação.

Os analistas da Ativa lembram que o preço mínimo fixado pelo governo, assim como o valor da oferta feita pela Equatorial, não foram divulgados. Mas a expectativa era que a Equatorial fizesse uma proposta mais conservadora, enquanto a Aegea teria o lance mais ousado.

'Tira brilho'

"A falta de concorrência tira um pouco do brilho do processo de privatização da empresa, mas não sua essência", escreveram os analistas da Ativa em relatório a clientes.

Mais Sobre Infraestrutura

Investidores já podem reservar ações da Sabesp a partir desta segunda-feira. Veja os próximos passos da privatização

Aegea desiste, e Equatorial é a única empresa a oferecer proposta pelas ações da Sabesp

Julio Pinheiro, analista de utilities da Western Asset, avalia que a competição certamente “seria o melhor” para o governo garantir um preço maior na privatização. Mesmo assim, avalia, há confiança de que a Sabesp, com a Equatorial como possível acionista de referência, tenha capacidade de realizar o plano previsto de investimentos e universalização do saneamento. Ele acrescenta que o mercado segue com "apetite" para a próxima fase da venda:

— O potencial que nós, investidores, vemos nessa operação é grande. A gente entende que o processo tem uma capacidade de tornar a Sabesp uma empresa mais eficiente. Então há interesse, inclusive do investidor estrangeiro — afirma Pinheiro.

  • Novidade: Cidades atendidas pela Sabesp terão fundo para mitigar mudanças climáticas

No governo, a expectativa era de que o processo inédito de privatização da Sabesp, em duas fases e com o mercado escolhendo o acionista estratégico através de reserva de ações, funcionasse. O processo recebeu elogios tanto de investidores internacionais quanto domésticos.

Mas analistas apontaram que cláusulas como a que proíbe que um acionista compre um percentual significativo de ações de seus sócios para se tornar majoritário (cláusula chamada de poison pill) foram decisivas para a desistência da Aegea, por exemplo. Ainda assim, o balanço no governo é positivo, já que ter um acionista estratégico é melhor do que não ter nenhum.

  • Ganho de escala: Consórcios são solução para cidades menores avançarem em saneamento

O secretário de Parcerias e Investimento do governo de São Paulo, Rafael Benini, disse ao GLOBO durante a viagem em que apresentou a privatização da Sabesp a investidores internacionais, que nada muda no processo, já que o prospecto previa uma ou mais propostas.

— Não tem nenhuma chance de adiamento. O desenho do mecanismo funciona para nenhum, um, dois, três, quantos investidores estratégicos aparecessem — disse.

Webstories
Por que a Sabesp, maior empresa de saneamento do país, atraiu só uma proposta para a privatização? (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Kerri Lueilwitz

Last Updated:

Views: 5933

Rating: 4.7 / 5 (67 voted)

Reviews: 82% of readers found this page helpful

Author information

Name: Kerri Lueilwitz

Birthday: 1992-10-31

Address: Suite 878 3699 Chantelle Roads, Colebury, NC 68599

Phone: +6111989609516

Job: Chief Farming Manager

Hobby: Mycology, Stone skipping, Dowsing, Whittling, Taxidermy, Sand art, Roller skating

Introduction: My name is Kerri Lueilwitz, I am a courageous, gentle, quaint, thankful, outstanding, brave, vast person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.